domingo, 11 de outubro de 2015

Para que serve o memorial descritivo?

O Memorial Descritivo ou Memória Descritiva: Tudo o que Você Precisa Saber

O Memorial Descritivo é essencial para esclarecer informações cruciais em um projeto completo. Este documento detalha as nuances que podem passar despercebidas devido ao grande volume de dados, especialmente para aqueles sem formação técnica.

Além disso, o Memorial Descritivo descreve minuciosamente todas as etapas e materiais utilizados no projeto, servindo como referência para a compra de materiais e a execução da obra. Sua relevância é notável em trabalhos de topografia.

Em topografia, o Memorial Descritivo acompanha o levantamento ou projeto, fornecendo detalhes sobre uma propriedade ou área mapeada. Isso inclui marcos principais, coordenadas e limites geográficos. Tudo isso é apresentado em texto, facilitando a compreensão sem a necessidade de interpretações gráficas.

O uso do Memorial Descritivo na topografia está em conformidade com regulamentações e padrões, assim como o levantamento, que segue as normas da ABNT, NBR 13133.

O Memorial Descritivo contém as seguintes informações:

Cabeçalho: Propriedade, Proprietário, Município, Comarca, Área, Perímetro, Transcrição e/ou matrícula do imóvel.

Descrição do perímetro: Inclui a localização do ponto inicial com coordenadas no Sistema Geodésico Brasileiro, sistema UTM, Meridiano Central e Datum Horizontal SAD 69 (Oficial – IBGE). Também descreve as confrontações, azimutes, distâncias e coordenadas N e E em UTM para cada vértice. Ao final, a área em Hectares é indicada.

Assinatura: A descrição do perímetro principal é separada das áreas internas, como preservação permanente e reserva legal. Cada descrição possui a assinatura do técnico responsável, qualificação profissional e CREA.

Para mais informações, consulte as fontes e recomendações de leitura:

"O QUE É MEMORIAL DESCRITIVO ?", in Colégio de Arquitetos, http://www.colegiodearquitetos.com.br/dicionario/2009/02/o-que-e-memorial-descritivo/ [consultado em 11-10-2015].

3 comentários: