GPS e GLONASS, são dois sistemas de posicionamento globais com poucas diferenças entre si, dado que eles tem o mesmo objetivo, antes de esclarecer as diferença vamos a um breve esclarecimento e pequeno histórico.
GPS significa Global Positioning System – (Sistema de Posicionamento Global), atualmente é o sistema mais conhecido e de origem norte americana, foi considerado totalmente operacional em 1995. Possui atualmente 24 satélites entorno da Terra conhecido como "constelação", cada satélite circula a Terra duas vezes por dia a uma altitude de 20200 quilômetros (12600 milhas) e a uma velocidade de 11265 quilômetros por hora (7000 milhas por hora), de modo que, a qualquer momento, pelo menos 4 deles estejam “visíveis” de qualquer ponto da Terra . O GPS foi inicialmente criado para fins militares, mas com o passar do tempo foi liberado para o uso civil.
GLONASS é o sistema de posicionamento russo. GLONASS, que na língua nativa significa "Глобальная навигационная спутниковая система", ou em português, Sistema de Navegação Global por Satélite. Inicialmente, assim como o sistema americano, foi desenvolvido para fins militares. O primeiro satélite foi lançado em 1982, porém ficou operacional somente em 1993, com 10 ou 12 satélites no espaço. Não conseguia cobrir o mundo todo. Somente no ano de 2000, o Vladmir Putin deu início à nova geração do projeto, o GLONASS-M. O sistema russo só ficou totalmente pronto em 2011, com então 24 satélites cobrindo assim todo o planeta.
Ao compararmos o GLONASS com o GPS, a eficácia da tecnologia americana é maior, mas a diferença não é relevante para usuários comuns, ambos os sistema tiveram seu desenvolvimento para uso militar, os sistemas não tinha a intensão de atender sistema de navegação móvel usada em GPS de navegação e Smartphones. Outra que esse sistema não foi desenvolvido para ser usado em milímetros de precisão e que topógrafos/agrimensores seriam usuários em potencial. Atualmente, a localização exata do usuário do GLONASS fica em média um pouco atrás do GPS. Se o receptor de GPS permite, teoricamente, determinar a localização em campo aberto com um erro máximo de 3 a 4 metros, o erro do GLONASS pode chegar a 10 metros. lembrando que estamos falando de posição em navegação, isso não é o mesmo para o posicionamento Geodésico.
Seguindo algumas correções os GLONASS fica tão preciso quando o GPS, em termos geodésico.
Confira essa matéria do mundo GEO que que explica esse afirmação.
Saiba mais sobre o assunto lendo os seguintes link
"Veja a diferença entre GPS, GLONASS e A-GPS", em Tudo Celular, http://www.tudocelular.com/curiosidade/noticias/n35593/diferenca-entre-gps-glonass-agps.html [consultado em 23-05-2016].
"Mitos e verdades: Glonass x GPS", em Gazeta Russa, http://gazetarussa.com.br/ciencia/2014/01/15/mitos_e_verdades_glonass_x_gps_23615 [consultado em 23-05-2016].
Recomendo a leitura do artigo "GPS E GLONASS: ASPECTOS TEÓRICOS E APLICAÇÕES PRÁTICAS" Disponível para download no link revistas.ufpr.br/bcg/article/download/1419/1173
Confira também "Qual a diferença entre GNSS e GPS?"